quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Centro do Rio Antigo revive tempos do império em passeio sensorial



Organizada pelo Grupo Scenarium, Lavradio Imperial valoriza arquitetura e culinária em tour neste sábado

Quem visita o Centro do Rio Antigo e transita pela Rua do Lavradio nem sempre observa a variedade arquitetônica que a primeira rua residencial da cidade oferece. Aberta no século XVIII como ligação entre a atual Praça Tiradentes e os Arcos da Lapa, a Rua do Lavradio convida a um mergulho na história do Brasil. Integrando o Projeto Tour da Experiência, do Sebrae, o Grupo Scenarium passa a oferecer, a partir de setembro, uma recepção na Galeria Scenarium seguido de um passeio guiado pelo local, degustação de cachaça e jantar com menu imperial no Santo Scenarium.

O objetivo é contar um pouquinho da história do período imperial brasileiro, entre 1822 e 1889, explorando as principais manifestações culturais, fatos históricos e características arquitetônicas do período. “A partir do recorte de pouco mais da metade do século XIX, podemos dar uma ideia do que foi aquela época e da importância desse período para a formação de nosso país”, explica Plinio Fróes, sócio do Grupo Scenarium.

Tour Lavradio Imperial

O programa consiste em uma recepção na Galeria Scenarium (antiga residência do Marques de Itaboray, decorada com móveis e objetos da época imperial) com bate-papo com a historiadora Ana Roldão e apresentação do vídeo-instalação “O lavrador tempo”, com texto e narração de Rachel Jardim. Ao final da recepção, o grupo será convidado a ver a exposição permanente da casa, “Azul Cobalto”, que retrata, através de azulejos, um pouco da história entre os séculos XVII a XX. Em seguida, haverá um tour à pé e guiado em duas quadras da rua com a equipe da Rio Trekking. Na terceira etapa, é oferecido um jantar no Santo Scenarium (antiga residência do Visconde de Jaguary e do ator João Caetano) com menu imperial todo harmonizado com cachaça pelo cachacier Manoel Agostinho. Há ainda uma oficina de caipirinhas. Ao final, o grupo pode estender o programa ao Rio Scenarium, a entrada está inclusa no pacote.


Roteiro completo da experiência

Recepção na Galeria Scenarium com café e bate-papo sobre curiosidades do período imperial

Vídeo instalação com a história da rua

Visita guiada e à pé às principais atrações da rua do Lavradio

Degustação de cachaças e bate-papo sobre curiosidades da bebida

Jantar com cardápio imperial e harmonizado com cachaça

Oficina de caipirinha

Entrada gratuita no Rio Scenarium

Nenhum comentário:

Postar um comentário