quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Inauguração da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros



A Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records – comemora a 20ª edição consecutiva com o tema “O Natal da Renovação”. O espetáculo de inauguração da Árvore, um dos marcos do início das comemorações das festas de fim de ano, será em 28 de novembro (sábado), no Parque do Cantagalo, na Lagoa, no Rio de Janeiro, contará com a apresentação da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus e Cia. Nós da Dança, e participação do Coral da Fundação Bradesco e dos cantoresDaniel, Giulia Soncini e Simone. O espetáculo, com entrada franca, será apresentado pelo atorOtaviano Costa.

Um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros já se tornou referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas de todos os cantos do País e do exterior. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvoreconta com o patrocínio exclusivo do Grupo Bradesco Seguros – segurador oficial e patrocinador dos Jogos Rio 2016 – e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

– Temos muito orgulho de manter a tradição e oferecer a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pela 20ª vez consecutiva aos moradores e turistas que visitam a cidade – afirma o Diretor do Grupo Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira. – Nosso objetivo é transmitir uma mensagem de paz e harmonia. A Árvore nos permite a reflexão sobre o ano que está por terminar e manter a esperança no novo ciclo que se inicia – completa o executivo.

Cenografia

Composta por 3,3 milhões de microlâmpadas – 200 mil a mais do que em 2014 –, 140 km de mangueiras luminosas – contra 120 km da edição anterior –, 100 refletores de led e 2.150 estrobos, a cenografia da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, assinada por Abel Gomes, levará a uma reflexão sobre a renovação ao longo do ciclo da vida. Passando por cinco fases cenográficas, o espetáculo de luzes, cores e sons terá início com GOTAS DE CHUVA que surgirão em um fundo azul, que dará lugar ao verde, fazendo com que PLANTAS da mesma cor brotem por toda a parte. Em seguida, FLORES VERMELHAS vão nascer e logo se destacar, simbolizando a magia do renascer.

A noite chegará, então, representada por estrelas de diversos tamanhos e intensidades, até que a cor dourada vai transitar entre tons de azul, fazendo surgir, em uma constelação, a imagem de umMAPA-MÚNDI. Nele, pontos de luz vão representar a população mundial, em uma referência aos sentimentos de paz, fraternidade e união entre os povos. O brilho de uma estrela destacará o Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Rio 2016, maior evento esportivo do planeta, símbolo da confraternização mundial.

Em seguida, o dourado vai predominar mais uma vez na cenografia, na forma da tradicionalÁRVORE DE NATAL. Enfeitada por grandiosas bolas, adornos dourados e folhas de trigo, o ícone natalino – em dégradé vermelho – remeterá à comunhão das famílias de todo o mundo.

– Apesar das adversidades da vida, o ser humano tem o poder de se reinventar e seguir em frente. São nesses momentos que sentimos o milagre da renovação, que faz com que tudo comece outra vez – afirma Abel Gomes, responsável pela cenografia da Árvore desde a primeira edição, em 1996. – Podemos sempre recomeçar, acreditando que tudo será diferente. Assim como a Árvore de Natal da Bradesco Seguros, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são símbolos desse sentimento de renovação que move a humanidade – completa o cenógrafo, responsável pelos espetáculos de abertura e de encerramento dos Jogos Rio 2016.

Espetáculo de Abertura

O espetáculo de inauguração da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros contará com a apresentação da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus, Cia. Nós da Dança, e com a participação doCoral da Fundação Bradesco. Sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, o Coral encantará o público com as vozes de 30 alunos das escolas da Fundação Bradesco, de Osasco e do Rio de Janeiro, ao acompanhar artistas consagrados como Daniel e Simone, que interpretarão sucessos da música brasileira e internacional, com a participação da jovem cantoraGiulia Soncini.

A apresentação culminará no acendimento da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros. A já tradicional queima de fogos, sincronizada com efeitos especiais de som e luzes, trará mais brilho e emoção para a noite.

Estrutura

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas e seu “esqueleto” é formado por 24 km de estruturas tubulares. A Árvore está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas.

A megaestrutura da edição 2015 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 16 de setembro, com a chegada dos flutuadores que compõem o arranjo naval para sustentação da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros demanda várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem – que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.

– Trabalhamos com um plano de ação bem rigoroso, por conta da complexidade da montagem daÁrvore. Todos os detalhes são minuciosamente calculados, desde o transporte dos flutuadores até a manutenção da cenografia. Tudo está previsto no nosso planejamento – explica Nelson Drucker, Diretor da Backstage Produções, empresa responsável pela montagem da Árvore desde 1996, ano da primeira edição.

Carrilhão Eletrônico

Um carrilhão eletrônico, importado da Itália, semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação estão previstas composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, criada pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
Ações Digitais

Além da transmissão ao vivo do espetáculo de inauguração, o site da Árvore de Natal da Bradesco Seguros – disponível em português, inglês e espanhol – trará o conceito da pintura para ilustrar suas páginas e também as redes sociais. A novidade será a seção interativa “Eu amo a Árvore”. Por meio do endereço arvorenatalbradescoseguros.com.br, os fãs poderão registrar suas experiências e emoções ao visitar a Árvore ou contar uma história marcante envolvendo este símbolo do Natal. Para participar, basta ter uma conta no Facebook, fazer login e decorar aÁrvore virtual.

A 20ª edição consecutiva inovará, também, ao usar pela primeira vez o aplicativo Periscope para transmitir, em tempo real, diversos momentos da Árvore, como a inauguração, permitindo que os usuários assistam e interajam. #ArvoreDeNatalBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário