Header Ads

  • Últimas Notícias

    Jazz Ahead promove tributo a Dizzy Gillespie



    Festa Jazz Ahead chega a sua 30ª edição fazendo tributo ao maior trompetista de todos os tempos, Dizzy Gillespie

    Consolidada como a festa de jazz carioca mais badalada dos últimos anos, a Festa Jazz Ahead comemora, no próximo sábado (14), sua 30ª edição. A emblemática noite será celebrada fazendo tributo a um dos mentores do Be-Bop e mais importantes trompetistas do jazz moderno, Dizzy Gillespie. A festa, que acontecerá a partir das 22h, no Clube dos Macacos, vai contar com a participação dos convidados Altair Martins Quinteto e DJ Marcello MBgroove, além dos residentes DJ Gustavo MM e VJ AnimaFoto.

    “Para mim essa edição é muito especial! Dizzy foi o meu primeiro grande ídolo musical. Comecei a tocar trompete aos 11 anos por causa dos seus discos. Me lembro de ficar maravilhado com a destreza e ferocidade com que ele tocava. Foi a partir daí que me encantei e comecei a seguir o mesmo caminho”, conta Dan Sebastian, músico, produtor musical da Jazz Ahead, integrante e co-fundador do Quinteto Nuclear.

    O primeiro grande feito de Dizzy Gillespie (1917 – 1993) foi ter inventado o estilo Be-Bop junto com Charlie Parker. O quinteto formado por eles recriou a forma de tocar melodias por cima dos acordes, mudando completamente a perspectiva de tudo o que veio depois. Seu estilo de tocar furiosamente rápido inaugurou uma nova era no jazz, expandindo os limites do que podia ser feito na época em que a música era um reflexo da euforia dos Estados Unidos pós-guerra. Mas ele não parou por aí. Através de uma parceria com o percussionista e compositor Chano Pozo, Dizzy criou o latin-jazz, gênero dos mais prolíferos e ricos até hoje. Ele foi um mestre em mesclar outras culturas e ritmos com o jazz. Até com o samba ele se envolveu, gravando com o trio mocotó na década de 70.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad