terça-feira, 19 de abril de 2016

O Corpo na Educação



O curso “O Corpo na Educação - uma proposta de sensibilização” propõe uma reflexão sobre a relação adulto X criança no processo de ensino aprendizagem. A proposta visa a importância do vínculo do educador/aluno como um caminho possível no desenvolvimento infantil (afetivo, cognitivo, motor e social), valorizando a ludicidade, a corporeidade e a conquista da autonomia.

O curso terá início em 21 de abril, no Espaço Psiquê (Travessa São João – Centro / Nova Friburgo), e será mensal, com duração de quatro horas a cada encontro, dividido por módulos, totalizando seis encontros: Módulo 1 e 2 - O Brincar / Despertando a criança interna; Módulo 3 e 4 - A Expressividade/ Ser criativo; e Módulo 5 e 6 - A Sensibilidade /Self. Ao final do curso será realizado um workshop para os participantes, com a presença de profissionais convidados.

“O Corpo na Educação - uma proposta de sensibilização” tem como público alvo profissionais e estudantes das áreas de educação, psicologia, psicomotricidade e saúde, pais e mães, consultores e pessoas que estejam interessadas em seu desenvolvimento pessoal e na prática educativa.

Metodologia

O curso será realizado de forma teórica e vivencial, com exercícios práticos, trabalhos corporais, técnicas de massagem, dramatizações, exibições de filmes e rodas de conversa. Serão trabalhadas as ideias de Paulo Freire, José Pacheco, Walter Benjamim, Winnicott, Fayga Ostrower, Lapierre, Piaget, Aucouturier, Leboyer, Vygostky, Graciela Figueroa, Instituto Rio Abierto, entre outros.

Orientação

O curso será ministrado por Carla Strachmann, formada em Pedagogia com especialização em Psicomotricidade; instrutora de movimento pelo Instituto Rio Abierto/Buenos Aires – Brasil, de 1989 a 2002; participou do Grupo Coringa /RJ dirigido pela bailarina e coreógrafa Graciela Figueroa, como instrutora de movimento para crianças, educadores e gestantes. Em seu consultório particular utiliza técnicas de massagem integrativa e de consciência corporal, desenvolvidas pelo sistema de trabalho do Rio Abierto.

Carla é também idealizadora e coordenadora da Associação Cultural e Ponto de Cultura ECOAR Educando com arte, fundada em 1998. Atualmente está coordenando a residência artística (com início em 2013) do Ponto de Cultura ECOAR “Poéticas Invisíveis”, que visa a construção de poéticas a partir da experiência da loucura, envolvendo toda a rede de saúde mental, artistas que atuam com dança contemporânea e performance, estudantes de dança/teatro, alunos da UFRJ e comunidade do entorno.

Informações sobre investimento, inscrições e detalhes sobre os módulos podem ser obtidas com Carla Strachmann pelo telefone (whatsapp) 21-998183858 ( Carla) ou Maíra 22-99858-8870, e ainda no linkhttp://culturanf.com.br/noticias/2016/03/29/o-corpo-na-educacao/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário