sexta-feira, 3 de junho de 2016

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio



Seminários, encontros, performances, debates e lançamentos literários. A intensa programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que será realizado de 8 a 19 de junho, é voltada para famílias e comunidades escolares, com ênfase na importância da leitura na formação dos estudantes. Promovida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a mostra terá duração de 12 dias e vai ocupar o Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, reunindo escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil.

O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens conta com patrocínio da Petrobras, via Lei de Incentivo da Secretaria do Estado de Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando o Circuito Cultural Rio, idealizado pela SMC e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016. Conta ainda com os seguintes apoios e parcerias: Secretaria Municipal de Educação (SME), Riotur, Instituto C&A, Instituto UK’A, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Movimento Brasil Literário (MBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Com a colaboração das editoras, a FNLIJ distribui, gratuitamente, desde a terceira edição do evento (em 2001), um livro para cada uma das crianças e jovens que comparecem ao Salão. É uma forma de compartilhar conhecimento, incentivar a leitura em casa e integrar a família. No ano passado, foram doados 23.776 exemplares. As obras também podem ser compradas nos estandes das editoras, sendo vetados títulos didáticos, religiosos, de referência ou fora da categoria infantil e/ou juvenil. Para a 18ª edição do Salão FNLIJ, são esperados 40 mil visitantes, cinco mil a mais do que em 2015. No ano passado, foram 71 lançamentos, 54 conversas, 84 leituras, 28 encontros com autores e 22 performances de ilustradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário