sexta-feira, 15 de julho de 2016

“Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” estreia no Américas Shopping



O “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” desembarca no Rio de Janeiro pela primeira vez, a partir do dia 16 de julho, no Américas Shopping, no Recreio. A exposição mostra um pouco da cultura, do cotidiano e da tragédia que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas abruptamente pela fúria do Vesúvio, numa tarde do ano de 79 d.C. No dia 17 de julho, às 18h, será ministrada uma palestra inaugural pelo arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello. Um documentário sobre a história da Pompeia será exibido diariamente, no mesmo local da mostra, em três horários: às 13h, às 16h e às 20h.

Pompeia é considerada um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda a história humana. Reconhecida pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”, a cidade se mantém como um dos locais mais visitados de toda a Itália. Celebrando a rica trajetória dessa cidade e em comemoração aos 200 anos do início do trabalho sistemático de escavação arqueológica, a Maisur Musa Produções Culturais - com a consultoria científica do arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello e apoio cultural do IPHARJ, traz ao Brasil a fascinante história de Pompeia, sua arte, cultura e arqueologia.

A mostra reúne 91 peças originais, que datam de 200 a.C. a 300 d.C., e 87 peças entre réplicas e fac-símiles. A exposição visa recriar ambientes cenográficos e levar o visitante a descobrir como era o cotidiano da elite e da população de Pompeia e Herculano. Trata-se de um acervo particular de Maisur Musa, ainda inédito na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário