Header Ads

  • Últimas Notícias

    Espetáculo de circo com artistas com deficiência



    Composta por artistas com e sem deficiência, a Cia iLtda apresenta, nos dias 6, 13, 14 e 20 de setembro, o espetáculo "Parada Shakespeare". Recém criada, a trupe irá realizar números de trapézio, lira, perna de pau, equilíbrio e acrobacias, provando que é possível superar limites por meio da arte. No âmbito da celebração dos 400 anos de morte do bardo, a montagem fará referência a obras consagradas do autor inglês, como "Romeu e Julieta", "Hamlet", "A megera domada" e "Ricardo III". Com entrada gratuita, as apresentações acontecem na lona do Circo Crescer e Viver, na Praça Onze. O grupo foi mobilizado pelo CRESCER E VIVER e a People's Palace Projects e a iniciativa faz parte do projeto "Circo Sem Limites" e do "Polo Carioca de Circo CRESCER E VIVER", ambos com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, cuja verba é decorrente do edital do "Programa de Fomento Olímpico" e do "Programa Viva a Arte".

    O espetáculo tem direção do Diretor Artístico do Circo CRESCER E VIVER, Vinicius Daumas e Codireção do Diretor da Cia EnvieZada, Zé Alex. A supervisão artística é da Diretora do Graeae Theatre Company, Jenny Sealey, que também dirigiu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. A ficha técnica conta ainda com Daniel Gonzaga à frente da trilha sonora e Denise Bernardes na direção de arte.

    Tanto o espetáculo quanto a companhia são frutos da parceria entre o Circo CRESCER E VIVER, a People's Palace Projects, a Graeae Theatre Company e o British Council, que foi iniciada em 2013. Parte deste elenco iniciou sua formação circense no Circo CRESCER E VIVER e depois de quase três anos, se lança no desafio de criar a primeira cia de circo com pessoas com deficiência. "Lançamo-nos, mais uma vez, para inovar. Mas, desta vez, fortalecendo ainda mais estes artistas, que há muito tempo já conhecem a palavra superação e desafio, tão inerentes às artes do circo. O espetáculo é lindo, poético e é de circo!", comemora o diretor Vinícius Daumas.

    De acordo com o co-diretor Zé Alex, todo o processo foi feito a partir de improvisações com a técnica do View Points (pontos de vista), que busca abrir a percepção dos atores para que eles estejam presentes no momento e possam compor cenas interessantes, usando de formas, gestos, posicionamento no espaço, relações com o espaço e com a arquitetura, ritmos e suas variações. "Tudo isso são ferramentas para capacitarmos os atores - neste caso, artistas circenses - para que todos tivessem uma mesma referência e uma mesma potência cênica para essa improvisação. O View Points traz para os artistas com e sem deficiência, vários pontos de vista que os ajudam a jogar, improvisar e compor cenas juntos", explica.

    Paul Heritage, fundador e diretor da People´s Palace Projects, vibra com o "encontro" de Shakespeare com o circo: "Shakespeare teria adorado o circo! Ele não só escreveu alguns dos maravilhosos palhaços para seus atores cômicos, como também se deleitava em colocar suas personagens em situações de extremo risco. Hamlet caminha em uma corda-bamba arrepiante, Julieta se balança em um trapézio desafiador, MacBeth engole o fogo da profecia das bruxas, enquanto Cleópatra mantém os pratos de Antônio e Júlio Cesar rodando freneticamente". Para ele, é possível encontrar emoções, quedas, sangue, suor, lágrimas e risos ao longo das peças do bardo. "É isso que a Cia iLtda nos traz com sua reinterpretação apaixonada, bem humorada, audaciosa e ousada de algumas das peças e personagens mais amadas de todo o mundo", completa.

    Além da formação artística, a trupe receberá assistência e capacitação na formulação e gestão de projetos oferecidos pelo Rio Criativo, que também aderiu à parceria. Os artistas formalizarão a criação da Cia iLtda abrindo sua própria empresa na perspectiva de se tornarem autônomos. Paralelamente, receberão toda uma programação visual e um vídeo-release para a apresentação e venda do seu espetáculo.

    Ainda no mês de setembro, a Trupe fará uma apresentação especial na British Paralympic House, no dia 8, somente para convidados.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad