terça-feira, 9 de maio de 2017

Green Rio 2017 acontece de 11 a 13 de maio na Marina da Glória



Nos dias 11, 12 e 13 de maio, a Marina da Glória recebe a 6ª edição do Green Rio, evento que reúne representantes da economia verde e do setor orgânico, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. São esperados mais de 3.000 visitantes no evento, que estarão em contato com expositores do Brasil e do exterior. Em 2017, o Green Rio terá como tema central o crescimento da bioeconoma. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta no mercado mundial 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

A bioeconomia estabelece um novo patamar de desenvolvimento para enfrentar os desafios do mundo moderno, como escassez de água potável, produção sustentável de alimentos e de energia, mobilidade urbana e mudanças climáticas. A bioeconomia é reconhecida como a "economia do século XXI".
O Green Rio vem se firmando como evento internacional e a edição de 2017 com a participação de Alemanha, França, CEAL (Conselho Empresarial da América Latina) e do Banco Centroamericano de Integração Econômica é um indicador deste posicionamento.

Para apresentar sua estratégia nacional - "Bioeconomia 2030" - na qual já foram investidos 2,4 bilhões de euros, uma delegação alemã, liderada pelo diretor de bioeconomia e florestas do Ministério da Agricultura da Alemanha, Clemens Neumann, promoverá o primeiro German-Brazilian Bioeconomy Workshop durante o Green Rio. Neste workshop, serão apresentadas e discutidas potenciais parcerias entre os dois países.
"O Brasil, com sua biodiversidade e seu capital humano, tem todos os requisitos necessários para tornar-se referência em bioeconomia, e o Green Rio promoverá e potencializará essa troca de experiências ao longo dos três dias do evento", explica Maria Beatriz Costa, organizadora do evento.

Outra presença confirmada na Conferência Green Rio é Jean Luc Ansel, diretor-executivo do maior cluster de cosméticos da União Europeia, o Cosmetic Valley. Ansel apresentará o projeto Cosmetopéia, que tem como objetivo promover conhecimento tradicional aliado a inovação no setor de cosméticos. No mesmo painel de Ansel, estará o projeto SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, que reúne sete estados do Brasil.

A Granado, tradicional rede de cosméticos fundada em 1870, participará das rodadas de negócios do evento e promoverá seus produtos com estande próprio.

O SESC marca presença mais um ano com oficinas de horta e gastronomia abertas aos visitantes. Nas oficinas de horta, serão plantadas ervas em cocos verdes, uma forma de reaproveitar o material dispensado em praias e dar um destino ecológico, sem custo. Já nas oficinas gastronômicas serão preparados sucos e torradas com os temperos utilizados nas oficinas das hortas.

Em 2017 o SEBRAE promoverá uma Praça da Biodiversidade, com estande central de 144m2. Neste espaço estarão presentes diversos estados brasileiros, trazendo desde cachaça orgânica a pirarucu, com direito a degustação, além de artesanato e moda verde.

Ainda no tema "orgânicos", será promovido um painel para discutir o mercado de sementes orgânicas, promovido em parceria com CI Orgânicos, que contará com a participação de produtores, pesquisadores e da comercializadora global de sementes orgânicas, a empresa holandesa BEJO.

Os orgânicos também estarão presentes no Green Rio em estandes de produtores tradicionais como Sítio do Moinho e Solo Vivo.
O acesso à Conferência Green Rio, com palestrantes nacionais e internacionais que falarão sobre a relação da bioeconomia com a biodiversidade, é gratuito e as inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.greenrio.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário