domingo, 27 de agosto de 2017

Assespro RJ realiza VI seminário Cidades Inteligentes



O Seminário Cidades Inteligentes puxa discussão sobre como a internet das coisas vai revolucionar a qualidade de vida nas cidades em sua IV edição, que será realizada no dia 29 de agosto no Clube de Engenharia – Centro-RJ. O Evento é realizado pela Assespro-RJ, maior e mais antiga Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, e patrocinado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet).

O tema não poderia ser mais atual, afinal, IoT (internet das coisas em português) já vem revolucionando o mundo e atraindo a atenção de muitos empreendedores e investidores. "Em Cidades Inteligentes queremos fomentar a discussão sobre IoT e já gerar demandas e soluções para as cidades. Iremos reunir autoridades, empresários de TI e "startupeiros" para discutirem como a internet das coisas vai revolucionar a qualidade de vida nas cidades". Explica Álvaro Cysneiros, atual presidente da Assespro-RJ e responsável junto ao comitê de eventos pela seleção do tema.

Secretários das prefeituras de Niterói, Petrópolis e Piraí estarão presentes e participarão de um dos painéis, onde irão expor necessidades específicas de alguns setores de seus municípios. "A expectativa é que para algumas das demandas apresentadas, os empresários e/ou empreendedores presentes já tenham propostas de soluções", comenta Maria Luiza Reis, diretora do comitê de eventos da Assespro-RJ. Ao todo serão cinco painéis: políticas governamentais, o que as cidades precisam, transmissão e big data, tecnologias inovadores e soluções para as cidades.

Para que se possa compreender de maneira prática o uso da internet das coisas na melhoria da qualidade de vida, em Barcelona, por exemplo, tem parquímetros inteligentes que operam através de Wi-Fi na cidade toda, fornecendo aos moradores atualizações em tempo real sobre vagas disponíveis e permitindo que paguem com seu próprio telefone. Pontos de ônibus inteligentes exibem os horários de chegada de forma precisa e possibilitam que os passageiros recebam atualizações adicionais em tempo real através de painéis touch screen.

O Seminário Cidades Inteligentes é aberto a participação do público e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto através do site da Assespro-RJ, neste endereço: http://bit.ly/cidadesinteligentes2017

Sobre a Assespro

A Assespro é a maior e mais antiga Associação de Empresas de Tecnologia da Informação do Brasil. Em 19 de novembro de 1987, foi reconhecida como sendo uma entidade de utilidade pública, e neste mesmo ano coordenou a fundação do Seprorj – Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro. Em 1992, articulou a criação da RioSoft – Núcleo Softex da Cidade do Rio de Janeiro, na condição de sócio-fundador, em conjunto com o Sebrae-RJ e a prefeitura do Rio de Janeiro. Ao longo de seus 41 anos, a Assespro vem defendendo legitimamente assuntos de interesse das empresas privadas nacionais de informática, razão pela qual sua representação é reconhecida em todos os escalões do poder público e, especialmente, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, tendo assento cativo no Cati – Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Lei 8248/91-art. 21), e no Comitê Gestor da Internet (CGI.BR).

Serviço:

Seminário Cidades Inteligentes

Data: 29/08/2017

Horário: 8h30 às 16h30

Local: Clube de Engenharia – Av. Rio Branco, 124, Auditório – Centro – RJ

Preço: R$ 60,00 - associado Assespro-RJ e R$ 120,00 - não associado

Nenhum comentário:

Postar um comentário