sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Cultura - Um tributo ao Samba



Em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), a Stam apresenta no domingo, 3, às 19 horas, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, o grupo Cultura de Samba, que dividirá o palco com artistas locais, consagrados nomes do samba e a velha guarda de escolas de samba de Nova Friburgo. Outro convidado é o jornalista especializado em samba e fotógrafo Marcelo Faria, que irá expor no hall de entrada 40 fotografias de grandes sambistas que ajudaram a fundamentar os 100 anos do maior patrimônio cultural do país, que é o Samba.

Grupo Cultura de Samba

O grupo Cultura de Samba é formado por Lúcia Helena Namer (Voz), Margareth Farah (Voz e Percussão), Nayara Lopes (Voz e Flauta) e Silvia da Silva (Voz); Marcelo da Graça (Cavaco/Banjo e Voz), Marcelo Guerreiro (Violão e Voz), Renan Knupp (Percussão Geral) e Victório Silva (Percussão Geral).

“Quando nos idos de 1917, Donga e Mauro de Almeida anunciaram ‘pelo telefone’ o nascimento do Samba, nós, reles mortais, não tínhamos a noção que estávamos diante da concepção da identidade do povo brasileiro. Esse ‘poder da criação’ nos fez e ainda nos faz ‘acreditar’ que ‘a voz do morro’ pode ser ouvida, pode ultrapassar fronteiras, tornando o ‘sorriso aberto’ das classes desfavorecidas um ensejo para que as ‘esperanças perdidas’ no tenebroso tempo das senzalas fiquem para trás¨, comenta Marcelo da Graça, integrante do grupo.

Cultura de Samba interpretará clássicos do gênero e terá o prazer de receber e dividir o palco com renomados convidados, como: Alex Ribeiro, Aluísio Machado, Bruno Barreto e Cassiana Pérola Negra, além de integrantes da Velha Guarda das agremiações carnavalescas friburguenses, Vilage no Samba e Unidos da Saudade, e do sambista, também friburguense, Valcir Ferreira.

Exposição

Durante as comemorações pelo Dia Nacional do Samba e os 200 anos de Nova Friburgo, que completa em 2018, o jornalista Marcelo Faria preparou uma seleção especial do seu gigantesco acervo, que mostrará na exposição “Sambrasil reverencia o Samba”, com curadoria do próprio jornalista, 40 fotografias de grandes sambistas. Juntos às imagens, o uso da tecnologia se faz presente e haverá um QR Code, um código de barras bidimensional, que o visitante aproxima seu Smarthphone ou Tablet e é permitido o acesso às informações sobre a fotografia e sambista.

As fotografias foram produzidas em momentos especiais e de grande importância para o jornalista e que marcaram a trajetória do Portal Sambrasil – www.sambrasil.net – Maior Portal de Notícias, Pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba, que completou oito anos no ar, no último dia 12 de novembro. A data tem um motivo especial e foi escolhida por ser a data de nascimento de dois grandes mestres geniais do samba, ídolos do jornalista e fotógrafo Marcelo Faria, o saudoso João Nogueira e Paulinho da Viola, que completou 75 anos de idade.

Os ingressos para o ¨Cultura. Um tributo ao Samba¨ estão sendo vendidos a R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) nos seguintes locais: Deck Restô (Rua Carlos Alberto Braune, 39 - Centro), Off Shore (Rua Presidente Vargas, 61 – Olaria), Rei da Empada (Av. Alberto Braune, 15 – Centro), True Man (Friburgo Shopping – Centro) e Biju da Chica (Cadima Shopping – Centro).

O evento conta com o patrocínio da Stam – Fechaduras e Cadeados, Maurição Automóveis, Luciana Alonso – Estética facial e corporal, RV4 Distribuidora, Fll Screen – Tecnologia & Automação, Arroz com Feijão, Posto Gran Center, Multitex – Tecidos & Aviamentos; apoio da Lokasom, Destak, Prefeitura de Nova Friburgo, Universidade Candido Mendes e Liesbenf (Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo); e produção da Teia de Eventos.

SERVIÇO
¨Cultura, um Tributo ao Samba¨

Com o Grupo Cultura de Samba e convidados

Domingo, 3 de dezembro

19 horas

Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

(Praça do Suspiro – Nova Friburgo/RJ)

Informações: (22)2522-6942

https://www.facebook.com/CulturaDeSamba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário