terça-feira, 20 de março de 2018

Professor inova e cria projeto de dança de salão para portadores de síndrome de down



O “Down Dance” acontece em Cabo Frio sob a direção de Alan Lobato.

Quando o assunto é dançar, não existem barreiras. Prova disso é o trabalho que o dançarino Allan Lobato realiza com portadores da síndrome de down e cadeirantes.

Com uma trajetória de 20 anos de dança, ele vive um dos momentos mais especiais e gratificantes de sua carreira, a frente dos projetos que estão transformando a vida dessas pessoas, além da dele próprio.

A vontade de estender às pessoas “especiais” e a oportunidade de viver a alegria da dança surgiu em 2015, durante um evento em Cabo Frio, onde ele vive e atua. Na ocasião uma menina com down subiu ao palco para participar de um concurso de dança e chamou a atenção do professor. “Fiquei surpreso, pois até então não tinha visto pessoas com a síndrome em eventos de dança. Dias depois, a mãe a levou para fazer aulas comigo e ali, nasceu a vontade de ensinar mais pessoas especiais, utilizando essa arte para inseri-los na sociedade, mostrando que todos somos diferentes e o quanto é bom convivermos com nossas diferenças”, conta o professor.

Atualmente as aulas reúnem 15 alunos com síndrome de down, de idades entre 14 e 51, na quadra da Apae de Cabo Frio, onde todas as limitações se juntam às emoções que a dança proporciona. “Existem algumas limitações, como timidez, dificuldade na coordenação motora e resistência a ambientes com muita gente, mas aos poucos estão rompendo as barreiras e se socializando”, acrescenta o professor.

Se de um lado os alunos aprendem os passos de dança e descobrem formas de se relacionarem, do outro lado o professor também coleciona lições de afeto. “Aprendo todos os dias sobre gratidão, respeito, superação e altruísmo. Estou aprendendo a ser uma pessoa muito melhor!”.

Os alunos do projeto costumam se apresentar com frequência dançando ritmos como samba, bolero e soltinho. Nesta quarta-feira, Dia Internacional da Síndrome de Down, o grupo fará uma apresentação especial na praça de eventos do shopping Park Lagos, em Cabo Frio, às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário