Header Ads

  • Últimas Notícias

    Duo Scofano&Minetti faz sua primeira turnê no Brasil



    Um Duo instrumental chega ao Brasil para mostrar o melhor do tango e do chamamé, um ritmo tradicional argentino que aparece com uma roupagem mais clássica e bem original. É o Duo Scofano&Minetti que faz a sua primeira turnê no Brasil, com o show Estaciones – Duo Scofano & Minetti. Criado em 2013, quando os músicos se conheceram nos Estados Unidos, local onde vivem até hoje, o argentino Richard Scofano e o uruguaio Alfredo Minetti revelam uma técnica primorosa através da música instrumental. O Duo Scofano&Minetti está para o chamamé, assim como o Piazzolla está para o tango.

    O Duo

    Um argentino e um uruguaio se conhecem em Chicago, em 2013, durante um festival de verão, no famoso Millenium Park, onde os dois participavam tocando seus respectivos instrumentos. Devido à afinidade, resolvem criar um Duo instrumental, com bandoneón e piano. Surgiu então o Duo Scofano&Minetti que apresenta um repertório de tangos argentinos de Piazzolla, além de composições próprias, com ênfase no novo chamamé, um ritmo conhecido no mundo, porém com harmonizações e formas diferentes do estilo tradicional. Embora eles já tenham vindo ao Brasil no ano passado, esta é a primeira turnê dos músicos no país. Eles têm duas personalidades musicais diversas e bem originais, com uma técnica primorosa e interpretações contundentes. O Duo Scofano&Minetti, formado pelo argentino Richard Scofano (bandoneón) e o uruguaio Alfredo Minetti (piano), apresenta uma seleção de tangos argentinos de Piazzolla e composições autorais, com ênfase no novo chamamé, em uma roupagem clássica.

    Richard Scofano (bandoneón)

    Richard é filho e neto de bandoneonistas. O pai dele, Ricardo Scofano é um dos nomes de maior expressão na tradição do Chamamé Correntino (de Corrientes, Nordeste Argentino, a região conhecida como o 'Litoral'). A música sempre foi o ofício da família. Ele cresceu em um ambiente onde o som, o ritmo, o folclore, as tradições e a cultura eram uma coisa só. Como influências musicais, além do pai, Ricardo Scofano, ele destaca: Ernesto Montiel, Alberto Ginastera, Astor Piazzolla, J.S. Bach, F. Chopin, C. Debussy, P. Tchaikovsky, Tom Jobim.

    Richard se mudou para os Estados Unidos em 2000, primeiro para Miami, com a família. Pensou em ir primeiro à França, onde seu amigo Nini Flores estava, mas depois de tocar em um evento de música argentina e de travar conhecimento com músicos nos Estados Unidos, se fixou em Miami, local que ficou por alguns anos, antes de mudar-se pra Chicago. Esteve sempre envolvido com projetos de música, produção, arranjos, direção musical, e principalmente, tocando o bandoneón e compondo.

    Alfredo Minetti (piano)

    Alfredo é neto de italianos e a ópera sempre esteve muito presente em sua casa. Cresceu ouvindo, além da ópera, muita música clássica. Veio para o Brasil aos seis anos de idade. A paixão pela música clássica o levou a estudar piano, mas seu maior interesse sempre foi a comunicação musical. Ele consegue criar uma conexão físico-emocional profunda com seus ouvintes durante a sua performance. Como influências: F. Chopin, Paquera de Jerez, Maria João Pires, Jacques Brel, Elis Regina, Ondine de Mello, Federico Garcia Lorca.

    Alfredo se mudou para Bloomington (no estado de Indiana) com sua esposa em 1998 para fazer seu doutorado em Antropologia Cultural (com ênfase no estudo da música). Concluiu seus estudos em 2006 e ficou no país ensinando em universidades e fazendo música (criou vários festivais, organizou concertos, deu palestras, e fundou uma companhia dedicada à performance do tango, além do duo com Scofano).



    Segue a lista de shows que faltam:

    03/08 – Teatro Casa da Ópera – Ouro Preto, MG


    05/08 – Teatro Municipal – Nova Friburgo, RJ

    10/08 – Teatro Municipal Trianon – Campos dos Goytacazes – Participação Especial Orquestra Mariuccia Iacovino

    11/08 – Theatro Dom Pedro – Petrópolis, RJ

    15/08 – Sala Municipal Baden Powell – Rio de Janeiro, RJ

    22/08 – Teatro Sesi Paulista – São Paulo – Participação Especial João Carlos Assis Brasil

    23/08 – Teatro Sesi – Piracicaba, SP

    24/08 – Teatro Sesi – Franca, SP

    25/08 – Teatro Sesi – Araraquara, SP

    Vídeos:

    Duo Scofano/Minetti: https://youtu.be/p6IFR2w44NY

    Identidad (Promo): http://www.youtube.com/watch?v=T_y_oKfR4c0

    This is Tango Now: http://www.thisistangonow.com/

    Programa:

    - Frenético – Richard Scofano

    - Primavera Chamamé – Richard Scofano

    - Milonga del Destino – Bizet/Scofano

    - A Don Valeriano Fernandez – Richard Scofano

    - Invierno Chamamé – Richard Scofano

    - Otoño Chamamé– Richard Scofano

    - Fuga Z – Richard Scofano

    - Villa Raquel – Richard Scofano

    - Verano Chamamé – Richard Scofano

    - Despechado – Richard Scofano

    - Adiós, Nonino, 1959 – Astor Piazzolla

    - Impromptu #1 – Richard Scofano (solo de bandoneón)

    - Shin-Urayasu – Richard Scofano

    Serviço:

    Show: Estaciones – Duo Scofano & Minetti

    Local: Sala Baden Powell – Copacabana

    Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360

    Rio de Janeiro

    Data: 15 de agosto

    Hora: às 20h

    Ingressos: na bilheteria do teatro ou no site ticketmais.com.br

    Valor: R$50,00 ( inteira) e 25,00 (meia-entrada)

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad