Header Ads

  • Últimas Notícias

    Caiçaras, Caipiras e Tropeiros de volta à Capital Paulista



    Os sabores, aromas e fazeres de cerca de 140 municípios invadem São Paulo, de 19 a 23 de setembro, durante a 21ª edição do maior evento de cultura tradicional do Estado.

    O Revelando São Paulo chega a sua 21ª edição, trazendo para a capital paulista as tradições que fazem a diversidade e pluralidade do Estado de São Paulo, com a participação de culinaristas, artesãos, violeiros e dançantes de diversos municípios do Interior e Litoral. De 19 a 23 de setembro, o Parque do Trote/Mart Center irá se transformar em um grande espaço de celebração multicultural. 


    O festival, realizado desde 1997, dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”. Nos espaços de artesanato, artesãos de diversas regiões produzem palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, cerâmica, crochê e bordado, entre outros materiais, com técnicas passada através de gerações da família.

    O público poderá ainda conhecer manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões do Estado. A cada dia, o Revelando apresenta uma programação diversificadas, como catira, folia de reis, grupos de congadas e moçambiques, batuque e violeiros.

    A edição desse ano também comemora também os 70 anos da Comissão Paulista e Nacional de Folclore.

    Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista é um evento gratuito, que acontece das 9h às 21h.


    Programação

    Programação Permanente das 9 às 21h

    Artesanato - Exposição e comercialização de produtos artesanais de tradição, bem como demonstração dos misteres dos artesãos.

    Comensalidade - Os humanos se encontram, compartilham ideias e sentimentos. Celebram o encontro e a sintonia compartilhando a mesa, o comer e beber juntos.

    Culinária - Preparo e consumo de iguarias da culinária paulista tradicional.

    Em Torno do Barro - Espaço concebido para a reunião de arte-ceramistas tradicionais e o compartilhamento de saberes e conhecimentos nas artes do fogo e do barro.

    Homem do Realejo Presença dos homens do Realejo durante o festival.

    Espaço Interétnico - Indígenas do estado de São Paulo, com sua musicalidade, seu artesanato e outras práticas culturais.

    Comunidades de Ciganos, convivência e compartilhamento de músicas, danças e outros elementos culturais identitários.

    Recitação do Rosário - Todos os dias às 8h na Capela e às 9h no Quintal de São Benedito. Comemoração CPF - Celebração dos 70 anos da Comissão Paulista de Folclore, com exposição fotográfica sobre a cultura tradicional Paulista obra dos fotógrafos; Reinaldo Meneguim, Diego Dionisio, Flavio Pilege, César Dinis e Leonil.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad