Header Ads

  • Últimas Notícias

    Autonomia: Cultura de Samba produz o seu primeiro álbum



    “Autonomia”, o primeiro álbum do grupo Cultura de Samba, foi lançado em plataformas digitas no primeiro domingo da Primavera, 23 de setembro, contendo seis faixas, incluindo regravação do Samba clássico do Cartola, que batiza o nome do EP. O show acontece no dia 23 de novembro, no Nova Friburgo Country Clube, e os ingressos já estão à venda na secretaria.

    Com as produções Fonográfica e Artística de Marcelo da Graça, e a musical dos próprios integrantes do grupo, o nome do EP não poderia ser mais propício, pois foi com muita determinação e de forma autônoma que os integrantes do Cultura de Samba chegaram a esse inédito trabalho.

    Surgido no ano de 2012, o Cultura de Samba vem desde 2016 prestando homenagens com o objetivo de resgatar a tradição do Samba de Raiz: “Bate Outra Vez... um tributo a Cartola”; “Tributo às Damas do Samba”; “Cultura, um tributo ao Samba” e "Acontece... Um novo tributo a Cartola", trabalhos estes que foram apresentados ao seu público nesse período em diversos espaços de Nova Friburgo, cidades do estado. Para 2018, estava sendo preparado um tributo em homenagem ao 80º aniversário de Martinho da Vila quando surgiu uma proposta para gravar no PlayRec Studios, na cidade do Rio de Janeiro.

    Marcelo da Graça, idealizador do grupo, conta que tiveram que fazer muito esforço financeiro para viabilizar a gravação, mas com a certeza de que será importante para a trajetória do Cultura de Samba. Além de rifas e o apoio de iniciativas privadas, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo em abril e foram cem dias de ‘labuta digital’, como conta Marcelo: “Conseguimos o apoio de mais de cem amigos investidores. Só temos a agradecer em quem acredita no nosso trabalho e aposta na seriedade e o amor que temos pelo Samba”.

    Outro desafio foi selecionar as seis músicas para entrar no estúdio, no dia 21 de julho, sob a batuta do Maestro Julinho Teixeira e do Produtor Musical Jair Paes Leme: “Autonomia” (Cartola); “Acendo uma Vela” (Marcelo Guerreiro); “O cheiro da tua Pele” (Arzon); “Balé da Tecelã” (Bruno Barreto e Leandro Fregonesi); “Aprendendo a Viver” e “Amor ao Samba” (Marcelo da Graça).

    Os mesmos músicos que participaram da gravação do álbum farão companhia aos integrantes do Cultura de Samba, que se apresentam dia 23 de novembro no Teatro do Nova Friburgo Country Clube, com o show “Autonomia”. Na abertura, haverá a participação da Companhia Movimento Arte e Dança - Haroldo Vieira, com: "A história do Samba contada através da dança".

    Integrantes do Cultura de Samba: Lucia Namer (voz), Margareth Farah (voz e percussão), Silvia da Silva (voz), Marcelo da Graça (cavaquinho e banjo), Marcelo Guerreiro (voz e violão), Renan Knupp (percussão geral) e Victório Vieira (percussão geral).

    Músicos freelancers que participaram da gravação: Adonai Sete Cordas (violão de sete cordas), Victor de Castro (contrabaixo) e Vinícius Leite (percussão geral).

    Convidados para o show: Sônia Machado (cantora), Kadico Amaro (cantor) e Luanna da Conceição (clarinetista).

    Solistas convidados que participaram da gravação e participam do show: Alvaro Gil (bandolinista), Ravena Lamblet (flautista) e Renatinho do Trombone (trombonista).



    SERVIÇO

    AGENDA CULTURA DE SAMBA

    Show “Autonomia”
    Abertura: A história do samba contada através da dança (Companhia Movimento Arte e Dança - Haroldo Vieira)
    23/11 (sexta-feira)
    21 horas
    Teatro do Nova Friburgo Country Clube
    Ingressos à venda na Secretaria do clube (Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Centro)
    Capacidade: 244 lugares.



    Roda de Samba e feijoada
    03/11 (sábado)

    14 horas

    Estação Glória – Distrito de São Pedro da Serra – Nova Friburgo

    Valor do Ingresso: R$ 25,00

    (Reserva antecipada no próprio estabelecimento

    - Proposta mensal com participação de convidados

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad