• Últimas Notícias

    A ARTE CONTRA O LIXO NAS RUAS


    Grafiteiro realiza ação artística e educativa em prol do meio ambiente

    Existem diversos lugares que sofrem com o acúmulo de lixo, esse problema acontece devido a negligência por parte de algumas pessoas que fazem seus descartes do lixo de forma incorreta. Essa imprudência pode desencadear vários outros fatores desagradáveis, tais como: enchentes, a proliferação de ratos, insetos, doenças, mal cheiro, etc. Pensando numa solução para conscientizar a sociedade e combater o acúmulo de lixo que vem acontecendo de forma recorrente em frente a Escola Municipal Pracinha João da Silva em Bangu, zona oeste do RJ, nasceu a ideia de promover uma ação cultural, onde o grafiteiro e muralista Léo Shun foi convidado para desenvolver uma oficina de graffiti e um painel de arte com a participação dos alunos, a ação aconteceu na parte da manhã e da tarde, sexta feira, dia 14/06/19.

    A esquina em frente a escola tem sido alvo desses descartes de lixo, e isso tem incomodado os frequentadores do local, principalmente os jovens que estudam ali e convivem diariamente com esse montante de lixo. Não é uma tarefa fácil intervir sobre o mal hábito e conscientizar as pessoas sobre o jeito correto de descartar o lixo. Existem projetos culturais que atuam em prol disso e a mobilização do artista Léo Shun junto à escola não será diferente, essa ação certamente será mais um dos belos trabalhos feito pelo artista que já se mostra engajado sobre essa situação, pois em diversos projetos artísticos possui o hábito de reutilizar e reaproveitar materiais que encontra no lixo ou que estão prestes a serem descartados, transformando-os em novas peças de arte.

    Esse graffiti foi feito através do projeto “MINHA ESCOLA GRAFITADA”, realizado pelo grafiteiro Léo Shun de forma independente em escolas do Rio de Janeiro. O muralista desenvolve painéis, oficinas e palestras abrangendo diversos temas pertinentes a sociedade, tais como: conscientização, meio ambiente, educação, empreendedorismo, etc. “O graffiti é uma ótima ferramenta de comunicação, principalmente para o público jovem, uma arte expressada no muro ajuda a propagar boas idéias e a difundir a mensagem sobre o que acreditamos”, diz Léo Shun.

    Recentemente, no dia 5 de junho, foi celebrado o dia mundial do meio ambiente, porém os cuidados com o nosso meio ambiente devem ser um hábito desenvolvido no nosso dia a dia. Aproveitando o clima de comemoração, Léo Shun e os alunos da escola utilizam a oportunidade para salientar ainda mais a importância de destacar mais esse tema ao promover uma atividade educativa e conscientizadora. O lixo precisa ser descartado na lixeira, para assim ser recolhido por profissionais da limpeza de forma adequada. Jogar lixo na rua configura agressão ambiental, podendo gerar multas e prejudicar a todos inclusive aquele que praticou tal imprudência. Uma sociedade que não cuida do espaço em que vive precisa abrir os olhos para a gravidade de seus atos, pois sua atitude interfere no bem estar do ambiente como um todo. Um lugar limpo e bem conservado é o objetivo do grafiteiro Léo Shun e de todos os envolvidos da Escola Municipal Pracinha João da Silva.

    A arte desenvolvida para o projeto convida a todos para uma reflexão sobre os malefícios gerados por esse mau hábito. Essa é uma maneira lúdica que o artista e os alunos encontraram para dizer: “Basta! Precisamos cuidar do nosso meio ambiente”. Usar a arte para comunicar e ilustrar um desejo de muito tempo, é uma maneira de estimular os alunos ao exercício da cidadania e também incentivá-los ao contato com a arte. O grafiteiro Léo Shun promete usar cores e traços que chamem atenção e sensibilizem aqueles que passam pela rua. Agora é só torcer para que a beleza e a mensagem da arte conscientize as pessoas.

    Veja um flagra momentos antes da intervenção artística e veja o resultado!

    Para conhecer mais sobre o artista e grafiteiro Léo Shun é só acompanhá-lo através das redes sociais, Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook), @galeriabangubyshun @shungraf e @leoshun_rj (Instagram).

    Nenhum comentário